Vídeo: Vantagens dos medicamentos similares no contexto de tratamento do mieloma múltiplo
Neste vídeo, Dr. Breno Gusmão, médico hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, comenta sobre a utilização da lenalidomida no tratamento de pacientes com mieloma múltiplo e síndromes mielodisplásicas
A lenalidomida possui múltiplos mecanismos de ação antitumoral, agindo por meio de propriedades imunomoduladoras, tumoricidas e antiangiogênicas. Segundo Dr. Breno, este medicamento já é bem consolidado dentro dos algoritmos de tratamento de pacientes com mieloma múltiplo nas seguintes situações: primeira linha terapêutica; manutenção de tratamento; para pessoas refratárias; e para pacientes com síndromes mielodisplásicas.
Apesar de já consolidado, apenas recentemente o medicamento foi aprovado no Brasil. Neste cenário, o especialista dá destaque para a importância dos fármacos similares, que são exaustivamente estudados para cumprirem os requisitos regulatórios brasileiros. Uma das grandes vantagens desses fármacos é o aumento do arsenal de opções para o médico e seu paciente, além da possibilidade de fácil acesso – devido ao menor custo.
Vale a pena conferir todas as informações sobre o tema no vídeo abaixo!