Avanços no tratamento do mieloma múltiplo com anticorpos biespecíficos no ASH 2024
Neste vídeo, Dr. Breno Gusmão, médico hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta os destaques do ASH 2024, com foco em avanços no tratamento do mieloma múltiplo, incluindo o impacto dos anticorpos biespecíficos. Acesse e confira!
Escrito por: Naira Rocha
Revisado por: Rafael Mantovani
De 7 a 10 de dezembro de 2024, San Diego, na Califórnia, está sendo o palco da 66ª Reunião e Exposição Anual da American Society of Hematology (ASH). O evento é um dos mais importantes na área de Hematologia, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir avanços científicos, estudos clínicos inovadores e novas abordagens terapêuticas.
Durante o ASH 2024, o Dr. Breno Gusmão destacou a relevância dos anticorpos biespecíficos no tratamento do mieloma múltiplo, mencionando dois estudos significativos. O primeiro, envolvendo o elranatamabe, demonstrou que a administração de doses de reforço e intervalos de dosagem mais longos não compromete a eficácia terapêutica, conforme evidenciado no estudo MagnetisMM-9. O segundo estudo, denominado LimiTec, avaliou a descontinuação monitorada do teclistamabe em pacientes que alcançaram uma resposta parcial muito boa ou melhor após 6 a 9 meses de tratamento, sugerindo que a interrupção controlada pode manter a eficácia terapêutica.
Essas abordagens são cruciais, pois permitem reduzir custos e aumentar a sustentabilidade do sistema de saúde, mantendo o sucesso terapêutico para os pacientes.
Referências:
Pianko M et al. MagnetisMM-9: Efficacy and Safety of Step-up Priming Doses and Longer Dosing Intervals of Elranatamab (ELRA) in Patients with Relapsed or Refractory Multiple Myeloma (RRMM). Presented at ASH 2024.
Razzo B et al. A Multi-Institution Phase 2, Single-Arm, Non-Inferiority Study of Limited-Duration Teclistamab for Relapsed and Refractory Multiple Myeloma (LimiTec). Presented at ASH 2024.