ASH 2024: avanços no tratamento de leucemia
Neste vídeo, Dr. Breno Gusmão, médico hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, apresenta sobre avanços promissores no tratamento da leucemia de células plasmáticas primária (pPCL) com o regime CART-ASCT-CART2. Acesse e confira!
Escrito por: Naira Rocha
Revisado por: Rafael Mantovani
De 7 a 10 de dezembro de 2024, San Diego, na Califórnia, está sendo o palco da 66ª Reunião e Exposição Anual da American Society of Hematology (ASH). O evento é um dos mais importantes na área de Hematologia, reunindo especialistas de todo o mundo para discutir avanços científicos, estudos clínicos inovadores e novas abordagens terapêuticas.
Durante o ASH 2024, Dr. Breno Gusmão destaca estudos inovadores, como o regime CART-ASCT-CART2, que demonstrou um potencial notável como tratamento de primeira linha para pacientes recém-diagnosticados com leucemia de células plasmáticas primária (pPCL) elegíveis para transplante. Neste estudo de fase II (NCT05870917), 100% dos pacientes atingiram pelo menos uma resposta parcial muito boa (VGPR) após a primeira infusão de CAR-T, com 80% alcançando resposta completa rigorosa (sCR). Notavelmente, todos os quatro pacientes que completaram o regime alcançaram sCR negativa para doença residual mínima (MRD) após o ASCT e a infusão de CART2. A duração mais longa de remissão registrada foi de 22,4 meses. O regime apresentou um perfil de segurança favorável, com síndrome de liberação de citocinas (CRS) manejável e nenhum caso de ICANS, destacando sua viabilidade e potencial para induzir remissões profundas nesta população de pacientes de alto risco.
Referências: Xu, J et al. A Phase 2 Study of CART-ASCT-CART2 Sandwich Regimen Treatment in Patients with Primary Plasma Cell Leukemia. Presented at ASH 2024.