skip to Main Content

Destaques do International Myeloma Society Meeting – IMS 2024

Neste vídeo, o Dr. Abel da Costa Neto, médico hematologista dos hospitais São Luiz e Vila Nova Star e pesquisador no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, juntamente com o Dr. Breno Gusmão, médico hematologista e vice-diretor clínico do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, compartilham as principais novidades da hematologia apresentadas durante o IMS 2024.  Acesse e confira na íntegra!

Veja o vídeo completo:

Entre os dias 25 e 28 de setembro de 2024, ocorreu o congresso da International Myeloma Society (IMS) no Rio de Janeiro, um dos principais eventos da área de Onco-Hematologia. O evento reuniu diversos profissionais da hematologia para discutir as atualizações mais relevantes no campo, contando com a participação especial do Dr. Abel da Costa Neto e o Dr. Breno Gusmão que trouxeram novas perspectivas e abordagens importantes para a área.

O Dr. Abel ressaltou a relevância do congresso, destacando as diversas novidades apresentadas, especialmente no contexto de tratamentos de primeira linha para pacientes inelegíveis a transplante de medula óssea. Entre os estudos abordados, o IMROZ se destacou por demonstrar um bom perfil de segurança, aliado a altas taxas de resposta. Além disso, foram apresentados outros estudos nessa linha, como o BENEFIT que explorou a redução da dose de corticoides, trazendo perspectivas promissoras para a prática clínica.

O Dr. Abel também destacou um estudo apresentado por ele no congresso sobre sonrotoclax, um novo agente anti-BCL2 voltado para pacientes com mieloma múltiplo. Trata-se de um estudo de fase inicial que demonstrou resultados promissores: uma taxa de resposta global de 75%, com mais de 50% dos pacientes atingindo uma resposta parcial muito boa e duração de resposta de 0,7 meses. O perfil de segurança foi considerado bastante relevante, com poucos eventos adversos registrados.

Concluindo, o Dr. Abel e o Dr. Breno comentaram sobre as atualizações relacionadas ao uso de CAR-T Cell, incluindo novas moléculas em desenvolvimento e a aplicação da tecnologia em novos alvos terapêuticos. Apesar dos desafios comerciais e burocráticos, ambos enfatizaram que o CAR-T Cell é uma abordagem que veio para ficar. Como uma novidade promissora, foi destacado o uso desta terapia em linhas de tratamento mais precoces, apresentando altas taxas de resposta e expandindo as possibilidades terapêuticas para os pacientes.

Referências: 

Costa A, Dhakal B, Hultcrantz M, et al. Sonrotoclax Plus Dexamethasone Was Tolerable and Demonstrated Antimyeloma Activity in Patients With Relapsed/Refractory Multiple Myeloma Harboring t(11;14). J Clin Oncol. 2024;42(24):2578-2589. 

Facon T, Dimopoulos MA, Leleu XP, et al; IMROZ Study Group. Isatuximab, Bortezomib, Lenalidomide, and Dexamethasone for Multiple Myeloma. N Engl J Med. 2024;391(17):1597-1609. 

Leleu X, Hulin C, Lambert J, et al. Isatuximab, lenalidomide, dexamethasone and bortezomib in transplant-ineligible multiple myeloma: the randomized phase 3 BENEFIT trial. Nat Med. 2024;30(8):2235–2241.  

Back To Top