skip to Main Content

Terapia com células CAR-T anti-BCMA (Ide-cel) no mieloma múltiplo recidivado e ou refratário

Um estudo internacional fase 3 de comparação entre Ide-cel e regimes padrões demonstra que o tratamento com Ide-cel prolongou significativamente a sobrevida livre de progressão de pacientes com mieloma múltiplo recidivado e ou refratário em relação a regimes padrões utilizados.

Apesar do tratamento do mieloma múltiplo ter avançado substancialmente com o uso de agentes imunomodulatórios, inibidores de proteassoma e anticorpos monoclonais anti-CD38, a doença recidivada e ou refratária continua sendo um desafio, com opções de tratamento extremamente limitadas. 

Neste cenário, a terapia com células CAR-T anti-BCMA surgiu como uma nova opção importante, e foi recentemente aprovada para o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo recidivado e ou refratário fortemente tratados. O estudo aqui reportado apresentou os resultados do ensaio KarMMa-3, que teve como objetivo comparar o tratamento com Ide-cel e regimes padrões para o mieloma múltiplo, em pacientes expostos a dois a quatro regimes de tratamento prévios e com doença recidivada e ou refratária.

O estudo avaliou 386 pacientes, que foram distribuídos aleatoriamente em uma razão 2:1 para receber Ide-cel ou um de cinco regimes padrões. O desfecho primário avaliado foi sobrevida livre de progressão e os desfechos secundários foram resposta geral e sobrevida geral. Além disso, fatores de segurança foram analisados.

Após uma média de acompanhamento de 18.6 meses, a sobrevida livre de progressão do grupo Ide-cel foi de 13.3 meses e a do grupo controle foi de 4.4 meses (HR = 0.49 (95% IC 0.38 – 0.65, P<0.001). As taxas de resposta geral e resposta completa do grupo Ide-cel também foram superiores em relação ao grupo controle (71% vs 42% e 39% vs 5%, respectivamente). Eventos adversos de grau 3 ou 4 ocorreram em 93% dos pacientes do grupo Ide-cel e 75% do grupo controle, mas foram consistentes aos estudos anteriores.

Neste estudo, a terapia com Ide-cel prolongou significativamente a sobrevida livre de progressão e melhorou as respostas dos pacientes com mieloma múltiplo recidivado e ou refratário em relação a regimes padrões utilizados. Estes resultados corroboram com o uso do Ide-cel nessa classe de pacientes, em que os desfechos de sobrevida são limitados.

Referências: 

  • Rodriguez-Otero P, Ailawadhi S, Arnulf B, et al. Ide-cel or Standard Regimens in Relapsed and Refractory Multiple Myeloma. N Engl J Med. 2023 Mar 16;388(11):1002-1014. 
Back To Top